A SUSTENTABILIDADE É A "NOSSA PRAIA".
TEMOS A SOLUÇÃO PARA SI.
We know, we think, we feel, we do
we are Systemic
Num mundo em constante mudança e com desafios cada vez mais complexos, ajudamos a sua organização a preparar-se para o presente e futuro.
Os nossos serviços
Temos a solução para o seu desafio.
Formação
Disponibilizamos formação acreditada pela DGERT em temas vários na área da sustentabilidade, ESG, carbono, economia circular, mudança comportamental, mindfulness, cultura empresarial, e muito mais. A nossa formação é dada através da Systemic – Imagine the Future Academy e podemos criar sessões de capacitação ajustadas às necessidades da sua empresa.
Estratégia de Sustentabilidade e Plano de Ação
Hoje em dia, para serem competitivas, todas as empresas – tanto grandes, como PME – têm de definir uma estratégia de sustentabilidade adequada à sua dimensão e desafios. Para ser efetiva, esta estratégia deve ser acompanhada por um conjunto de ações planeadas que permitem à empresa atingir o desempenho ESG que necessita para fortalecer a sua competitividade, o acesso a capital e o desenvolvimento de parcerias. Com uma metodologia própria, na Systemic, e ao longo dos últimos 20 anos, temos ajudado grandes empresas e PME a definir o seu propósito, estratégia, plano de ação, políticas e modelo de governação em matéria de sustentabilidade.
Matriz de Dupla Materialidade
Tal como na informação contabilística existe o princípio da materialidade dos números, também nos temas da sustentabilidade é importante a empresa compreender quais os assuntos que são efetivamente materiais para a sua empresa. Com a nova diretiva de reporte de sustentabilidade corporativa, passou a ser condição necessária todas as empresas conhecerem e divulgarem a sua dupla materialidade. Tal consubstancia-se em a empresa identificar os seus impactes na sociedade e ambiente, bem como os temas ambientais, sociais e éticos que podem impactar financeiramente a empresa. Trata-se de uma nova abordagem, com muito conhecimento para ser desenvolvido, mas fundamental para qualquer empresa: PME ou Grande; Pública ou Privada. A Systemic tem desenvolvida uma metodologia própria para grandes empresas e PME, permitindo assim agilizar-se de forma substantiva e eficaz a realização desta etapa fundamental.
Reporte de Sustentabilidade
Atualmente as grandes empresas cotadas são obrigadas a reportar anualmente o seu desempenho não financeiro. Contudo, com a entrada em vigor da Diretiva Europeia de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), este reporte será obrigatório para todas as restantes grandes empresas, faseadamente a partir do ano fiscal 2024. As PME são encorajadas a realizar também este reporte de forma voluntária, e deverão seguir as recomendações de reporte para as PME, que está a ser desenvolvido pela EFRAG - para saber mais, leia o "Systemic Brief sobre PME e EFRAG“. A equipa da Systemic tem mais de 20 anos de experiência na elaboração de reportes de sustentabilidade, seguindo a abordagem do GRI, do Integrated Reporting, e, mais recentemente, da CSRD e respetivos standards ESRS da EFRAG.
ESG Due Diligence
Qualquer aquisição de uma empresa bem como o estabelecimento de parcerias estruturadas, requer uma análise dos riscos e oportunidades. Hoje em dia, os investidores necessitam de compreender o nível de risco e/ou de boas práticas ESG do ativo em análise. Na Systemic temos desenvolvidos ESG fact sheets que permitem realizar estas análises de forma simples e rápida atribuindo um nível de risco aos ativos em análise.
Riscos Climáticos e ESG
Todas as empresas enfrentam riscos climáticos e de ESG, que devem ser incorporados no seu modelo de gestão de risco. Os bancos terão de os incorporar na gestão de risco de crédito; os fundos na gestão do seu portefólio. A metodologia da TCFD e os cenários da NGFS, constituem as bases de informação para que as empresas financeiras e não financeiras possam incorporar estes riscos climáticos no seu negócio. A Systemic tem vindo a aplicar quer a TCFD, quer os cenários da NGFS em empresas financeiras e não financeiras.
Política e Avaliação de Fornecedores
A Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa e a Diretiva de Due Dilligence de Sustentabilidade vêm trazer às grandes empresas a necessidade e obrigatoriedade de minimizarem os impactes ambientais, sociais e éticos negativos ao longo da sua cadeia de valor. Para tal, a criação de uma Política de Fornecedores Sustentável, de ratings ESG para fornecedores e de ações de capacitação que possam encorajar os fornecedores a terem melhores práticas de gestão sustentável, serão fundamentais. Ao longo dos últimos 5 anos temos desenvolvido códigos de ética, códigos de fornecedores, critérios ESG na avaliação de fornecedores e ratings de fornecedores, ajudando assim as empresas a identificar e gerir os riscos ESG da sua cadeia de valor.
Pegada de Carbono
Todas as empresas – desde as micro e PME, às grandes – serão obrigadas, via legislação ou pressão de mercado, a calcular o seu impacte e contribuição para o agravamento das alterações climáticas. Esse impacte mede-se pelo cálculo das emissões de gases de efeito de estufa (GEE), existindo metodologias próprias que permitem determinar a pegada de carbono da empresa nos âmbitos 1, 2 e 3 (isto é, as emissões associadas à atividade ao longo da sua cadeia de valor), e, assim, definir-se metas de redução e de neutralidade carbónica. A Systemic tem uma parceria internacional com a plataforma Carbon Alt+Delete, que nos permite calcular a pegada de carbono de forma sistematizada, organizada e rápida, usando as melhores referências nacionais e internacionais. Ao longo dos últimos 3 anos temos calculado a pegada de carbono para várias organizações.
Economia Circular
As empresas consomem recursos e são também responsáveis pela produção de resíduos. A necessidade de consumir recursos de forma mais eficiente ao longo de toda a cadeia de valor do produto, incluindo o final de vida, implica o desenvolvimento de processos de inovação que possam originar produtos e serviços com menores impactes ambientais. As estratégias de economia circular constituem hoje áreas fundamentais naquelas empresas onde a aquisição de materiais e a produção de resíduos são significativos. Na Systemic temos desenvolvido estratégias desta natureza para empresas de elevado impacte em Portugal.
Comunicação & Greenwashing
Comunicar as práticas de ESG é algo novo para as empresas, e exige um conhecimento técnico elevado por parte das equipas, para que se garanta que a empresa não entra em incumprimento com a legislação, ainda em desenvolvimento, sobre Greenwashing e Green Claims. Na Systemic temos o conhecimento técnico e de comunicação que nos permite ajudar as equipas de marketing e comunicação das empresas a conseguir comunicar as suas boas práticas sem incorrerem em riscos de incumprimento legal com as regras existentes.
10
Segmentos
PME, Grandes Empresas, Banca, Fundos Imobiliários, Fundos Mobiliários, Entidades Públicas, Associações, Universidades, Agências de Desenvolvimento e Bancos Centrais
6
Países
Portugal, Irlanda, Arménia, Angola, Cabo Verde, Austrália
Desafie-nos
Na Systemic gostamos de trabalhar em inovação e projetos piloto.
Se tem uma ideia, um desafio, ou um projeto inovador contacte-nos! Sabemos que juntos conseguiremos encontrar uma solução criativa e útil.